logo

História do Tantra

event_img_big

O Tantra é História

Tantra é um termo amplo, tem inúmeros significados, dentre eles vale destacar:

1. tan = expansão e tra = libertação.

2. Tantra = receita, método, sistema, código.

A partir de agora iremos nos referir a esse método, voltado a expansão e libertação como “técnica”.

Em sua origem, encontramos como desenvolvedores desta “técnica”, os povos dravidianos, um povo negro de cabelos lisos e politeísta que ocupava o vale do Rio Indo. Sua sociedade matriarcal e desmilitarizada encontrou o ápice em 2500 a.C. e seu crepúsculo em 1900 a.C., dominados por povos arianos do norte, que eram compostos por sociedades patriarcais e militarizadas. Devido a tal domínio, o hinduísmo acabou sendo introduzido como cultura. Neste ponto, encontramos a primeira modificação de valores dentro da “técnica”, que foi reformada pela cultura de seus dominadores, perdendo assim sua cultura original, da qual não há registros, pois era principalmente oral. Uma vez introduzida na cultura hindu, acabou se tornando marginalizada, resistindo à sombra da sociedade, porém, mesmo praticada como algo proibido, foi difundida e acabou influenciando o taoismo, o budismo, o yoga, ritos pagãos europeus, entre outros.

Cada um que obtinha contato com a “técnica” a introduzia em sua cultura e a reformava, cerceando a parte que não convinha ou introduzindo elementos afins. Para exemplificar melhor a extensão da influência desta técnica é importante salientar que dela vem os conceitos de chakra e suas aplicações ou desdobramentos como: campo energético, aura, vibrações, meditações etc, ou seja, conhecimentos foram inseridos em quase todas as culturas e campos de conhecimento, incluindo a ciência moderna.

Atualmente, a leitura do tantra (cultura ao entorno da técnica) vem, no ocidente, muito influenciada pelo neotantrismo de Bhagwan Shree Rajneesh, também conhecido como Mestre Osho, uma personalidade muito controversa, mas com algumas ideias de profunda iluminação, ainda mais na visão dos ocidentais, que vivem um processo de repressão sexual muito intenso herdado da cultura religiosa. Sendo este o campo, surge a expressão “sexo sagrado”, com o intuito de penetrar profundamente nos tabus ocidentais.

-Mouji e Lua
Conheça Nossos Especialistas

Fale com um Terapeuta

team1
Mouji
Terapeuta Tântrico
whatsapp logo
Ver Mais
team1
Lua
Terapeuta Tântrica
whatsapp logo
Ver Mais
team1
Amita Bholi
Terapeuta Tântrica
whatsapp logo
Ver Mais
team1
Premanjali Enzo
Terapeuta Tântrico
whatsapp logo
Ver Mais